Como transferir crédito habitação para outra pessoa

Transferir Crédito Habitação para outra pessoa

Transferir Crédito Habitação para outra pessoa é uma solução para quando deixamos de conseguir pagar as prestações por causa de um imprevisto. Designa-se de cedência de crédito, e pode ser a alternativa mais eficaz quando um imprevisto faz com que não consigamos cumprir com as nossas obrigações.

Se, por um lado, é verdade que devemos ter sempre um dinheiro separado para uma emergência, também é verdade que nem sempre conseguimos. E são nessas alturas, em que não temos dinheiro suficiente para cobrir esses imprevistos, que precisamos de uma solução rápida. E é aí que entra a cedência de crédito. 

Transferir um crédito, seja ele habitação ou pessoal, para outra pessoa, é uma opção válida, mas que poucos conhecem. Por isso mesmo, este artigo é dedicado, exclusivamente, a explicar-lhe o que é a cedência de crédito, e como fazer para Transferir crédito habitação para outra pessoa.

O que é a cedência de crédito?

A cedência de crédito, ou cedência de posição contratual, é o ato de transferir um crédito para outro titular. Na prática, esta cedência significa que uma outra pessoa tem interesse em ficar com o bem que adquiriu por meio do empréstimo, e fica responsável pelo crédito. 

Apesar de conseguir Transferir Crédito Habitação para outra pessoa, esta não é uma prática muito comum, até porque falamos de um bem que quisemos muito, e de valores muito elevados. Por isso, a cedência de crédito é mais comum em créditos automóveis. 

No entanto, se a situação financeira não permite arcar com as mensalidades do crédito habitação, e se não conseguir chegar a um acordo com a instituição bancária, esta pode, sem dúvida, ser uma solução para evitar entrar em incumprimento. 

Como sabe, se deixar de pagar as parcelas de qualquer empréstimo, ficará com o nome “sujo” no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. Quando entramos na famosa “lista negra”, não conseguimos adquirir mais créditos ou empréstimos, seja em Bancos ou Instituições Financeiras. 

Além disso, se continuar sem pagar as parcelas, poderá ficar sem o imóvel, e sem o dinheiro que já pagou. Por isso, se a sua situação financeira não lhe permite pagar as mensalidades, e se a sua situação não prevê alteração, o melhor é pensar, sim, nesta cedência de crédito. 

Veja também: Como saber o histórico de carros pela matrícula?

Como Transferir Crédito Habitação para outra pessoa

Para fazer a cedência de crédito de um imóvel, o mais provável é que precise ser feita uma nova compra e vendo da habitação. Ou seja, a transferência da dívida não é direta, como acontece com o crédito automóvel ou o crédito pessoal. 

Devemos ainda afirmar, aqui, que qualquer cedência de crédito precisa da aprovação do Banco ou da Instituição Financeira em questão. Existem casos que é negada a cedência de crédito

É certo que, em determinadas alturas, esta cedência de crédito pode ser a melhor solução, mas devemos ter sempre em mente que a instituição financeira pode não aceitar transferir o crédito, e terá de encontrar uma outra alternativa.

Como falamos de um crédito habitação, sabemos que é sempre difícil nos desfazermos de um bem tão importante. Por isso, se quiser manter o imóvel, o melhor é falar abertamente com o seu gerente de conta para encontrarem uma alternativa que seja viável para as duas partes. 

Vejamos, agora, o passo a passo para transferir crédito habitação para outra pessoa. 

1 – Procure a Instituição Financeira

Antes de mais nada, deve procurar a instituição financeira onde tem o seu crédito habitação para informá-la das suas intenções e quem será o novo titular da dívida. O Banco irá avaliar se essa pessoa tem condições suficientes para suportar o crédito e, mediante isso, permitir, ou não, a transferência da dívida. 

2 – Novos Termos e Condições

O atual titular da dívida, o novo titular da dívida, e o Banco deverão chegar a um acordo sobre as condições e os termos da transferência da dívida. É comum que o novo titular tenha as mesmas condições que o antigo titular, mas essa não é uma regra. Sendo assim, é fundamental que as três partes interessadas cheguem a um acordo. 

Veja também: Como levantar dinheiro com saldo negativo

Transferir Crédito Habitação para outra pessoa: Cuidados a ter

Se, por um lado, transferir crédito habitação para outra pessoa nos parece uma excelente ideia, por outro, devemos ter bastante cuidado com a forma como a fazemos. 

Por exemplo, se alguém lhe pediu para ficar titular de um crédito cujo bem lhe interessa, nunca aceite se não for formalmente transmitida ao Banco. Muitas pessoas fazem este tipo de negócio “por baixo da mesa”, mas acabam por ficar com um prejuízo terrível! 

Acontece que, se o Banco não é formalmente informado, e se não há uma autorização da Instituição, o bem não ficará no nome do novo titular da dívida. Ora, legalmente, o dinheiro que pagar das prestações não farão qualquer diferença, e o antigo titular continuará a ser o dono do bem. 

Mesmo que confie muito na outra pessoa, é sempre melhor prevenir certas situações. Agir na legalidade é, sempre, a melhor solução! 

Mas o risco não é só para o novo titular! Poderá também acontecer o mesmo com o antigo titular. Suponhamos que não passou o imóvel, ou outro bem, para o nome do novo titular, pois a cedência de crédito não está legalizada.Se o novo titular deixar de pagar, é o antigo titular que terá de arcar com todas as despesas, e ainda corre o risco de ficar endividado e com o nome sujo. 

Agora que já sabe como transferir crédito habitação para outra pessoa, e todos os cuidados a ter, avalie bem se essa alternativa é a que melhor se adequa às suas necessidades. 

Veja também: Qual o horário que o dinheiro entra nas contas?