Quer aprender como saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula? Então está no sítio certo! Neste artigo, vai descobrir como saber tudo sobre um determinado veículo através da matrícula!
Vai comprar um carro usado e quer saber o histórico do carro pela matricula? Precisa das informações sobre um determinado veículo? Pois bem! Atualmente, ter acesso a todas as informações sobre um veículo é muito fácil e simples, através do Portal do Consumidor da ASF.
Qualquer pessoa pode aceder ao Portal e, ao colocar a matrícula do veículo, consegue uma série de informações sobre ele, incluindo saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula! Mas existem outras opções alternativas a este Portal, as quais pode usar para confirmar os dados.
Como saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula através do Portal do Consumidor da ASF
Quando entra no Portal do Consumidor da ASF, encontra um quadro onde poderá preencher com a matrícula do veículo que quer saber se é nacional ou importado.
Deverá também inserir uma data. Esta deve ser relativa ao ano do veículo. O ideal é colocar o mês de Dezembro, porque lhe dá uma margem de erro maior.
O resultado diz-lhe se esse veículo teve algum seguro feito em Portugal. Ora, para saber se um veículo é nacional ou importando pela matrícula, basta saber se o veículo teve, ou não, um seguro em Portugal, pois, para circular na estrada, é obrigatório ter um.
Como os veículos podem ficar algum tempo nos stands de venda ou num concessionário, é melhor pesquisar outros anos para confirmar se existe, ou não, o registo de um seguro. Porque quando o carro não circula na estrada, não é obrigado a ter o seguro ativo.
Caso esse veículo não tenha o registo de um seguro ativo nos três primeiros anos, é muito provável que esse veículo seja importado.
Agora que já lhe dissemos como saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula, vamos ver outras informações que pode obter na mesma plataforma.
Histórico de carros pela matrícula
Se está à procura de um carro para comprar e quer saber mais sobre alguns daqueles que está a ponderar adquirir, então é bom verificar o histórico de cada um deles antes de tomar a sua decisão final.
Da mesma forma que fez para saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula, vai inserir os dados da matrícula e a data correspondente ao período que quer ter conhecimento.
A partir desta consulta, vai saber se o veículo em causa está segurado, assim como as datas desse seguro. Com essa informação, já vai conseguir saber se esse veículo está legalizado e com um seguro ativo.
Sinistros, Inspeções e Apreensões de matrícula
Para ter acesso a outros dados mais específicos, como sinistros que sofreu, inspeções realizadas e possíveis apreensões de matrícula, deverá dirigir-se à Loja do Cidadão mais próxima ou a uma Conservatória do Registo Automóvel.
Basta ter a matrícula para poder aceder a essas informações, sem ter de dar nenhuma outra informação. A matrícula é como se fosse o cartão de cidadão de um veículo.
Sendo assim, basta entregar a matrícula na loja do cidadão para saber todas estas informações. No entanto, esta ação tem um custo de 7€. Mas a verdade é que são 7€ bem empregues, pois consegue poupar-lhe algumas dores de cabeça futuras.
Estas informações são, de facto, valiosas, pois consegue fazer uma análise mais séria. Por exemplo, saber por quantas mãos um carro passou, pode dar-nos uma ideia da quantidade de problemas que possa ter.
Também poderá saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula na loja do cidadão ou na Conservatória do Registo Automóvel.
Está a pensar crédito para comprar o seu carro nacional ou importado? Saiba mais sobre crédito pessoal aprovado na hora aqui. Faça a sua simulação grátis.
Histórico através do VIN
Para saber mais pormenores do veículo, poderá usar o VIN do veículo para obter um histórico de carros pela matrícula completo. Poderá encontrar o VIN no chassi do veículo.
A vantagem é que não precisa da matrícula para saber o histórico do veículo, pois existem alguns que não estão matriculados, como aqueles que foram abandonados, e também usual em carros clássicos.
Esta pesquisa dá-lhe várias informações, como:
- Histórico do veículo
- Colisões e danos
- Quilometragem
- Dados técnicos e equipamentos
Através dessa pesquisa, terá acesso a fotografias do veículo e pode, ainda, aceder ao banco de dados de veículos roubados para verificar se o veículo não está envolvido em nenhum crime.
Veículos Nacionais ou Importados?
Os veículos importados estão a ser mais procurados atualmente, depois de algum tempo em que esse mercado esteve estagnado.
Se está neste artigo, de como saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula, é porque está a pensar em comprar um carro, e quer saber a sua origem.
Por isso, deixamos-lhe aqui algumas informações sobre a compra de carros importados.
A maior vantagem é que um carro cuja primeira matrícula era estrangeira é mais barato, pois a política fiscal favorece nesse sentido. Claro que, quanto caro o carro for, maior será a poupança.
Outra vantagem dos carros importados é que pagam menos IUC atualmente, porque este Imposto passou a ser aplicado ao ano de produção, enquanto antes era aplicado ao ano de importação.
Como em tudo, comprar um carro importado também tem desvantagens. A maior delas é que precisa passar por um processo de legalização do automóvel em Portugal.
Outro aspeto a ter em conta é que, quando quiser vender o carro, não vai conseguir o mesmo valor de mercado do mesmo modelo nacional.
Esperamos ter esclarecido sobre como saber se um veículo é nacional ou importado pela matrícula, e esperamos ter dados informações úteis em todo o processo de compra do seu futuro automóvel. Não deixe de ler outros artigos com dicas e informações igualmente úteis!
Veja também
Deixe um comentário