Prémio dos melhores blogues de viagens de Portugal

Fizemos uma pesquisa para descobrir os melhores blogs de viagem portugueses que fossem verídicos.

A lista seguinte é apresentada aleatoriamente, pois todos os blogues são igualmente bons e merecem, com toda a certeza, este prémio.

Sabemos que, por vezes, é bem difícil manter-se como bloguer profissional de viagens, ainda por cima em pleno Covid.

Por isso, todos eles são grandes merecedores. Espero que gostem desta nossa seleção.

Alma de Viajante

Comecei a viajar muito novo, com os meus pais. Os destinos eram sempre muito próximos e o orçamento reduzido, mas íamos.

Lembro-me de fazer campismo selvagem na Serra do Soajo durante muitos anos; das viagens de VW Carocha para Vila Real de Santo António durante o verão; das férias na Zambujeira do Mar, já adolescente; e de uma incursão por Espanha e sul de França de carro e tenda de campismo.

Durante anos a fio, lembro-me também de ouvir histórias de viagem da boca do meu avô, episódios originários do transiberiano, das estepes mongóis, da Amazónia brasileira, enfim, dos quatro cantos do mundo. E talvez tudo isso me tenha despertado a curiosidade.

Depois comecei a viajar por conta própria, mas o embrião daquilo que viria a ser o Alma de Viajante nasceu apenas em 2001, tinha eu 30 anos. É curioso reler o que escrevi na homepage da primeira versão do Alma de Viajante:

“VIAJAR é um prazer, ESCREVER é um estado de alma, FOTOGRAFAR é uma paixão. Juntos, os três verbos formam a Alma de Viajante e este é o seu recanto na rede global.

O recanto onde se junta a paixão de fotografar pessoas, culturas e lugares, a sede de escrever sobre tudo e sobre nada e a magia de descobrir o que o imenso planeta tem de belo e diferente.

Alma de Viajante não é mais do que uma partilha de momentos. De opiniões. Partilha de emoções e vivências. Umas publicadas, todas por prazer. O prazer pelo prazer.

É um projeto pessoal esperançadamente sempre incompleto. Mas cada vez menos. Porque outras viagens se seguirão, outros negativos haverá para revelar, muitas letras para agrupar. Com alma. Com calma.”

Hoje, e apesar de entretanto o Alma de Viajante se ter tornado no meu trabalho, a essência é exatamente a mesma. Tanto escrevo textos com dicas práticas tipo onde ficar em Londres como posts inspiracionais sobre viajar sozinho, mas a essência é a mesma – e está plasmada na assinatura que hoje utilizo: “Viajar. Partilhar. Inspirar.”!

Site: https://www.almadeviajante.com/


Viajar entre Viagens

O Viajar entre Viagens é um blogue pessoal de um casal de viajantes português, a Carla Mota e o Rui Pinto, que tê viajado juntos nos últimos treze anos, percorrendo, de mochila às costas, os quatro cantos do mundo.

As viagens começaram com um interrail pela Europa, o clássico interrail!  Desde então, têm explorado diferentes continentes e já visitaram mais de 100 países.

Site: https://www.viajarentreviagens.pt/


Road to freedom

O meu nome é Vera Mendes e sou uma Portuguesa que, em 2017, decidiu mudar a sua rotina. Saí de Lisboa para o mundo com a minha mochila. Embora ja viaje ha mais de 10 anos, o verdadeiro Road to Freedom começou aí. 

Sou uma apaixonada por viagens, pessoas e culturas. Sinto-me privilegiada por já ter viajado por tantos países.

Ainda sobre mim, considero-me aventureira, adoro um bom desafio e considero-me uma pessoa do “verbo ir”.

A vida dá muitas voltas, e quis o destino que nessa viagem para a Ásia ficasse por lá durante dois anos, mais concretamente na ilha paradisíaca de Gili Trawangan. Entretanto, nesses dois anos, passei pela experiência de um sismo em Lombok/Ilhas Gili, conheci o meu actual marido, que é Indonésio, e dois anos depois, mudámos-nos para Portugal onde esperamos o nosso primeiro filho e fiz muitos, muitos voos! Que nunca numa vida como tinha antes em Portugal, pude imaginar que ia fazer.

Embora estes últimos anos tenham sido os mais intensos, porque viajar sem data de regresso e sem saber o que se vai passar a seguir, é de uma liberdade única, já viajo desde os 23 anos! São muitos anos de viagem, e muitas histórias para contar. E muitas ainda estarão por vir…assim esperemos.

Sobre o Road to Freedom…

O Road to Freedom, surge em 2016, inicialmente apenas no instagram e facebook, e com a ideia de partilhar as viagens que fui fazendo, mas como Blog só tomou forma e verdadeiro sentido nesta grande viagem, onde decidi partilhar dicas e experiências sobre a Indonésia, país que é a minha segunda casa, e que mais tarde, decidi adicionar também Portugal, por ser o meu país e a minha primeira casa.

Assim sendo, neste cantinho partilho muito sobre mim e um pouco destes dois mundos, tão distantes e diferentes um do outro, mas que se completam de uma forma incrível.

Site: http://roadtofreedomblog.com/


PlanoVida blog

“Somos irmãs, gémeas. Descobrimos nas viagens um vício comum. Uma vontade imensa de sair por aí. Desejamos o mundo. E vamos consegui-lo. 

Começa tudo num sonho. Um sonho comum. Uma viagem de ida e uma mão cheia de desejos.

Desde sempre que nos lembramos de querer viajar. Passávamos nas agências de viagens e apanhávamos todos os folhetos, revistas e afins, e viajávamos a cada desfolhar.

E sonhávamos. Num sonho que desejávamos poder concretizar. Sonhávamos com a Disney, com Paris. Com o Brasil, tão longe e tão perto nas nossas TV’s. Com o azul cristalino das águas de Bora Bora. Com todo aquele mundo que ansiávamos poder conhecer, mesmo sem saber se algum dia iria acontecer.

Plano(V)ida é o nosso plano V. O nosso plano de viagens. O nosso plano de vida. O nosso plano vitória por, passo a passo, conseguirmos alcançar aquilo que realmente nos completa.

O plano que, no fundo, nos enriquece. A nós. A nós que um dia decidimos atirar-nos de cabeça e começar a concretizar sonhos. Porque não?! Os sonhos são para concretizar. E a nossa lista é longa, o tempo menos do que gostaríamos e as oportunidades têm de ser agarradas.”

Site: https://planovidablog.com/


Marlene On The Move

O meu nome é Marlene Marques e sou a autora de Marlene On The Move.

Este blog é o resultado de duas grandes paixões: viajar e escrever. Bem, para dizer a verdade, há também um pouco de fotografia ou até mesmo de surf.

Formei-me em jornalismo porque desde cedo sentia curiosidade em conhecer o mundo, em relatar aquilo que via.

Nos primeiros tempos ainda pensei em ser correspondente de guerra, tal era a vontade de ir para fora. Hoje não sei se aguentaria. Acho que prefiro mostrar o que há de mais belo no mundo do que o lado mais sombrio do ser humano.

Adoro fazer-me à estrada, embarcar um avião e partir por aí à procura dos lugares mais bonitos, das culturas mais interessantes, das pessoas mais incríveis.

Esta busca tornou-me mais rica de espírito e é para compartilhar consigo essa riqueza pessoal que nasceu o Marlene On The Move.

Com ele espero aguçar o seu desejo de viajar, de aprender, de conhecer. Quer seja a sua cidade, o seu país ou o sonho de um dia ir ainda mais longe.

Espero que se divirta a percorrer estas páginas, a ler estes relatos, a descobrir todas as imagens e vídeos.

Muito obrigada por estar desse lado!

site: https://marleneonthemove.com/


Contramapa

Gosto de imperiais frescas no verão, lareiras quentes no inverno e autores clássicos em todas as estações do ano. Gosto de experimentar coisas novas, mas raramente me entusiasmo o suficiente para continuar. Gosto de viajar e isso tem continuado.

Ora bem. Chamo-me Diana Guerra. Fiz o meu primeiro passaporte em Março de 2008 porque nesse mesmo mês tinha viagem marcada para Marrocos. Estava no meu segundo ano de faculdade e, até à altura, tinha viajado muito pouco e sempre dentro da Europa.

Tomei-lhe o gosto e desde então tenho continuado a explorar mais mundo. No ano seguinte fiz Erasmus em Barcelona e comecei a mergulhar melhor a Velha Europa. Seguiu-se um InterRail com três amigas em que visitámos mais de 10 países em um mês.

Outros continentes se seguiram. Em 2011 durante os dois meses de verão estive em voluntariado nas roças de São Tomé e, mais tarde, fui conhecer alguns países do Sudoeste Asiático de mochila às costas durante um mês, passando pelos templos de Angkor Wat e pelos arrozais de Sapa.

É que este bichinho das viagens é uma coisa ruim. Instala-se sem uma pessoa dar por isso e, de repente, queremos mais mundo. Seguiram-se outros países, outras aventuras: Brasil, Cuba, Irlanda, Turquia, Suiça…

Em 2015 fiz uma grande viagem de mais de um mês pelos Estados Unidos, em busca do El Dorado (podem ler o Roteiro da Viagem aos EUA) e foi isso que motivou a criação do Contramapa. Nos últimos anos, é a Europa de Leste e o Oriente que mais me têm atraído: Croácia, Roménia, Japão, Malásia, Singapura, Nova Zelândia e Austrália.

Também viajo com regularidade por Portugal e tenho descoberto locais lindíssimos. Em 2019 fiz a Estrada Nacional 2 de bicicleta: 739 quilómetros de Chaves a Faro.

Site: https://contramapa.com/


Passaporte no bolso

O passaporte no bolso nasceu em outubro de 2015 com uma missão muito clara: ajudar outros viajantes a planearem a viagem perfeita em Portugal e no estrangeiro.

Quem dá vida a este projeto é a Mónica Rodrigues Alves e o Guilherme Alves e com o seus dois filhos Diogo e Bruno estão empenhados em conhecer o mundo.

Acreditamos que é possível viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e
sem ir à falência, aliás, as nossas viagens comprovam isso mesmo.

Site: https://passaportenobolso.com/


Viver o mundo

” Ela é o furacão, ele a calmaria. Ela é impulsiva, ele é tímido. A Lara e o João estão juntos na vida há mais de dez anos, a Viver o Mundo (e um amor)!

Um casal que partilha as aventuras, experiências e dicas de viagem em Portugal e pelos quatro cantos do Mundo. Vamos Viver o Mundo juntos? “

Site: https://viveromundo.org/


Viagens & Miúdos

O meu nome é Elsa Lisboa e sou fundadora do Viagens & Miúdos.

Uma das minhas paixões é viajar. Arrastei o meu marido para esta paixão e depois os meus filhos, com 5 e 11 anos viajam desde bebés e adoram.

Acredito que viajar torna as crianças mais espertas, mais atentas e tolerantes. Para mim, as viagens são a melhor herança que lhes podemos deixar.

Preparar uma viagem, grande ou pequena, dentro ou fora de Portugal, é sempre um desafio que adoro, por isso na minha cabeça anda sempre uma viagem em preparação, ou várias!

A ideia de criar este blog vem daí, de ter sempre na cabeça mais um sitio, mais um museu, mais uma cidade, mais um país, onde quero ir e levar os miúdos.

Para além do Viagens & Miúdos tenho outro projeto, o portal  Mãe-Me-Quer, em conjunto, estes dois projetos juntam aquilo que mais gosto: crianças e viagens.

Espero que gostem e que venham aqui muitas vezes procurar inspiração para aventuras com os miúdos! 

Site: https://www.viagensemiudos.pt/quem-somos/


My Small World by Jo

Nascida e criada em Lisboa, sempre viajou com os pais desde que se lembra. Mais tarde começou a viajar com os amigos e era sempre ela que ficava encarregue de fazer os roteiros.

Mudou-se sozinha para Londres com 24 anos levando com ela um bilhete de avião só de ida e uma mochila às costas. Neste momento continua a morar em Inglaterra e já visitou mais de 20 países. Actualmente procura viajar de forma mais responsável ajudando a economia local e respeitando o meio ambiente.

O seu objectivo é ajudar mais pessoas a viajar de uma maneira simples e fácil.

Site: https://mysmallworldbyjo.com/


The Blondie traveler

Eu sou a Rute Obadia, marketeer de formação, fotógrafa por vocação e agora líder de viagens! A minha paixão por viajar, pessoas e partilhar foram o ponto de partida para a aventura “The Blondie traveler”. É a minha visão feliz e intimista do mundo onde partilho fotografias, dicas e locais especiais.

Site: http://theblondietraveler.com/

Este é um artigo de Artigo de Opinião.